3T Nutri – O Kombucha é benéfico para atletas?

3T Nutri – O Kombucha é benéfico para atletas?

O que é Kombucha?

O kombucha é uma bebida milenar, produzida inicialmente na China e consumida em todo o mundo. É obtida a partir da fermentação em chá preto (mais utilizado), chá verde ou outros chás com açúcar branco, com uma associação de espécies de bactérias e leveduras (bactérias do bem). Esta bebida tornou-se famosa principalmente em atletas de esportes de Endurance adeptos de dietas Veganas. 

Como é preparado o Kombucha?

Como toda bebida probiótica, o Kombucha necessita passar por um processo de fermentação. Para esta fermentação prepara-se um chá (normalmente preto ou verde adoçados) e, depois de pronto e devidamente resfriado, inocula-se um líquido acidificante proveniente de fermentações anteriores (podendo ser também vinagre), junto com uma zoogléia (conjunto de micróbios aglutinados por uma substância viscosa).
Sua base, portanto, é este fungo específico que na verdade trata-se de uma zoogleia, uma espécie de biofilme (comunidades biológicas com um elevado grau de organização) resultado de uma simbiose complexa entre espécimes de bactérias e leveduras. Esta colônia de aspecto gelatinoso remete à alga kombu, daí o nome Kombucha.
Toda esta mistura é deixada em repouso para fermentação e, após alguns dias quando quase todo o açúcar tiver sido consumido e der lugar às várias enzimas, vitaminas e ácidos, a bebida está pronta para ser consumida.

 

kombucha-940x940

 

Benefícios atribuídos ao Kombucha

Muitos dos benefícios atribuídos ao Kombucha ainda carecem de estudo científico mais aprofundado a respeito de sua veracidade. O que, evidentemente, não quer dizer que não possa ser consumido (com moderação, claro).
Grande parte dos comerciantes anuncia o Kombucha como um elixir capaz de otimizar várias funções do organismo. Abaixo estão os principais benefícios que, segundo quem produz e vende, realiza:
  • Sistema digestivo -Ataca os radicais livres capazes de provocar mal-estar digestivo no tratamento da candidíase (infecção vaginal causada por fungos).
  • Sensação de mais energia – Graças à formação de ferro, liberado durante o processo de fermentação, provê sensação de maior energia.
  • Perda de peso – A bebida estimula o metabolismo, se bebida regularmente, e limita o acúmulo de gordura.
  • Antioxidante – Pelos produtos químicos existentes na bebida auxilia na elasticidade da pele.
  • Desintoxicante – Elimina algumas toxinas e impurezas do organismo.

O Kombucha é perigoso?

É necessário ter muito cuidado com relação a qualquer medicamento que não tenha uma comprovação científica. 
Como todo e qualquer produto ainda sem conhecimento científico o Kombucha deve ser consumido com moderação. Fosse possível apontar quem não deveria beber, baseado nos relatos médicos existentes, seria prudente alertar que evite a a bebida:
  • Pessoas com problemas hepáticos e renais – Pelos casos reportados, e ausência de estudos científicos profundos, este grupo de pessoas devem evitar a bebida.
  • Crianças menores de 8 anos – Uma criança possui um organismo novo e pode não suportar a mesma concentração de suplementos e de gêneros alimentícios que um adulto.
  • Mulheres lactantes e gestantes
  • Alcoólatras e dependentes químicos em recuperação – O Kombucha contém uma quantidade pequena de álcool (menos do que 1%).
  • Diabéticos – A bebida contém açúcar.
E claro! Consulte seu médico ou nutricionista antes de consumir qualquer coisa.
Fontes: globo.com e blogdescalada.com
Nenhum produto no carrinho
X