TOKYO 2020 – Conheça a história do famoso logo olímpico

TOKYO 2020 – Conheça a história do famoso logo olímpico

No dia 23 de julho, a bandeira olímpica será hasteada em Tóquio. Da mesma forma, o famoso símbolo das Olimpíadas, com os anéis de cinco cores. Entretanto, você conhece a história do famoso logotipo? O UOL Esporte destacou tudo o que você precisa saber sobre o símbolo dos Jogos. 

Quem criou o símbolo das Olimpíadas?

Primeiramente, o símbolo dos anéis olímpicos foi criado pelo francês Pierre de Frédy, fundador das Olimpíadas modernas. Ele também era conhecido como barão de Coubertin.

Como surgiu?

O famoso logotipo das Olimpíadas foi projetado em 1913. O símbolo foi inspirado em um logo de outra entidade que Pierre de Frédy. Que ajudou a fundar a União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos, que tinha dois anéis formando seu símbolo. A bandeira olímpica foi hasteada pela primeira vez na edição de 1920, na Antuérpia.

O que o símbolo das Olimpíadas significa?

O símbolo com os anéis olímpicos representa a união entre as nações.

 

TOKYO 2020 - Conheça a história do famoso logo olímpico

 

O que os anéis olímpicos significam? 

Os anéis olímpicos representam "as cinco partes do mundo", na visão de Coubertin. "São os cinco continentes unidos pelo Olimpismo. Enquanto pelo menos uma das seis cores aparece em todas as bandeiras nacionais do mundo no presente momento", explicou Pierre de Frédy em texto publicado em 1931.

O que as cores dos anéis olímpicos representam?

Ao contrário do que muita gente imagina, as cores dos anéis olímpicos não representam continentes específicos. A escolha das cinco cores (azul, preto, vermelho, amarelo e verde), além do fundo branco, se deu porque elas incorporavam as cores de todas as bandeiras nacionais que existiam na época.

Quais são os outros símbolos das Olimpíadas?

Além disso os anéis olímpicos, os Jogos possuem outros símbolos bastante conhecidos: a tocha e o lema. A tocha olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica. Simboliza o elo entre o berço das Olimpíadas na Grécia e as cidades-sedes, que sediam os Jogos contemporâneos. Já o lema Citius, Altius, Fortius ("o mais rápido, o mais alto, o mais forte", em latim) representa o lema do ideal olímpico, além de resumir a postura que um atleta precisa ter para atingir seu objetivo. A citação foi criada pelo Padre Didon, amigo do Barão de Coubertin.

Fonte: UOL

Você deseja estar pro dentro de tudo que acontecerá em Tóquio? Acessa o site oficial da competição: Tokyo 2020 - Site Oficial 

 

Da mesma forma, confira nossa linha de produtos 3T Sports.

 

whatsapp-icon