Triathlon: dicas para fazer seu treino longo de ciclismo render mais

Triathlon: dicas para fazer seu treino longo de ciclismo render mais

Treinos longos de ciclismo são importantes para obter bom desempenho nas competições de Triathlon.

Também são treinos recomendados para quem irá disputar Ironman.

Percorrer longas distâncias exige muito do corpo e é por isso que você deve considerar alguns fatores antes de pedalar.

Os treinos longos de ciclismo são benéficos para o ganho de performance, então:

Planeje todo o seu roteiro de treino longo

Na verdade, o roteiro começa antes mesmo de sair de casa. A bicicleta está em boas condições? A sua alimentação para hidratar o corpo durante o treino longo foi preparada com antecedência?

Você já sabe quanto tempo vai levar para concluir o treino? E assim por diante.

Evitar surpresas durante o treino longo garante que você tenha um melhor desempenho e aproveite ao máximo o tempo separado para essa atividade. E quanto mais cedo você começar, melhor.

Tenha todos os detalhes planejados.

Construa uma base de treinos longos para não sobrecarregar seu corpo

Treinos longos de baixa intensidade vão ajudar você a começar essa jornada para que seu corpo se acostume com os treinos longos. Isso significa que você pode aumentar a intensidade e a duração aos poucos.

Ganhe resistência primeiro e então siga para o próximo passo dos treinos longos de ciclismo.

Aprenda a conhecer e dominar seu ritmo

Qual é o seu melhor ritmo? Isso você vai descobrir treinando, é claro.

Nos treinos longos, experimente começar a pedalar mais leve. Veja que esse fator tem tudo a ver com o mencionado anteriormente.

Mantenha o ritmo moderado e então termine o treino longo pedalando mais forte. É quase como um mantra: foque em leve, moderado, mais forte.

Avalie a distância a ser percorrida e o quando você pode fazer força nas pedaladas para desenvolver o seu ritmo.

Com treino constante, você será capaz de fazer esse tipo de avaliação e então poderá conhecer e dominar o seu ritmo para conquistar o melhor desempenho nas provas de Triathlon.

Simule a prova que você irá disputar nos treinos longos

Por mais que você se sinta preparado, não deixe de simular a prova que irá encarar.

Nesse sentido, é importante conhecer o local, saber os obstáculos que irá enfrentar para que a simulação contribua com os seus treinos longos.

Mas lembre-se: a simulação envolve todo o preparativo para uma competição: ajustes da bike, roupas, ferramentas, comida e até mesmo o ritmo que você pretende usar.

E então pedale! Treine exatamente o que você pensou para a competição, desafie os desafios esperados.

Além de se preparar ainda mais para as provas que vêm pela frente, você consegue avaliar o quanto seus treinos longos foram eficientes ou se ainda é necessário algum ajuste.

É importante que a simulação seja feita com certa antecedência para que você consiga fazer correções.

E para finalizar: feedback após a competição

Que lições você conseguiu tirar dos seus treinos longos após a competição? Porque mesmo depois de treinar tanto, você ainda pode aprender com o seu desempenho na prova.

Os treinos longos foram suficientes ou é preciso fazer alterações? O que você irá manter nos próximos treinos?

Esse feedback após a competição só tem a enriquecer os seus treinos e resultados futuros.

Boa sorte!

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