7 erros para não cometer no MTB

7 erros para não cometer no MTB

Se você treina para participar de uma competição de MTB, prepare-se para ter boa resistência física para encarar os longos percursos de maratona em ritmo intenso de pedaladas.

Então, se liga para não cometer estes erros:

  1. Não se preparar fisicamente

Muitas das competições de MTB XCM, mesmo amadoras, têm de alto nível técnico, de atletas e de  percurso. Vários atletas realmente se dedicam com treinamentos para executar as subidas e enfrentar os obstáculos proporcionados pelos diferentes trechos do terreno.

E lembre-se que o percurso é longo, então é essencial ter condições para pedalar durante horas sob o sol, na chuva, no frio, na lama, na poeira.

Quanto mais você treinar em cenários que simulem a realidade do que você vai enfrentar, mais preparado você vai estar.

  1. Acreditar que qualquer equipamento serve

Pesquise sobre o desempenho das bicicletas antes de comprar. Não se trata de ser a mais cara. A questão é ser aquela que irá contribuir para o seu desempenho durante as provas.

Um conjunto de fatores vão favorecer ou atrapalhar as suas pedaladas. Não escolha equipamento de baixa qualidade. Principalmente se decidir participar da MTB.

  1. Não fazer reconhecimento do circuito com antecedência

Se possível; é importante reconhecer com antecedência o circuito que você irá enfrentar na prova. Além de ser uma vantagem, você estará preparado e não passará por surpresas durante o percurso.

Seria muito ruim se deparar com uma longa subida e não ter se poupado para essas situações, não é mesmo?

Sem contar que fazer reconhecimento permite que você avalie suas próprias dificuldades e treine mais naquilo que considerar importante. Caso não seja possível, procure ao menos pegar informações com que já competiu lá, e consiga saber da altimetria da prova; geralmente os organizadores fornecem o percurso em aplicativos como o Strava.

  1. Não estar preparado para fazer reparos na bicicleta

Nunca se sabe quando um pneu pode furar. Seja qual for a possibilidade, esteja preparado. Lembre-se: o percurso é longo. Você precisa levar ferramentas para algum eventual reparo na bicicleta.

Faça também uma revisão antes de encarar uma maratona da MTB, essa ação já diminui as chances de sua bicicleta apresentar algum problema durante a competição.

  1. Não levar água e alimentos

Não conte apenas com a água distribuída no circuito. Tenha em mente que você irá pedalar entre 40 e 100 quilômetros.

Além disso, você enfrentará obstáculos inerentes aos diferentes trechos de terreno. Leve água para se hidratar durante a ida e a volta da maratona e alimentos ricos em carboidratos.

  1. Não escolher a categoria que mais tem a ver com o seu nível

Um erro muito comum. Se você é da categoria mais difícil, naturalmente ganharia fácil em uma mais leve. E por mais que vença, seria injusto com os competidores que não possuem a mesma técnica que você.

Portanto, procure competir de forma justa dentro da categoria que corresponde ao seu nível. Então preste atenção no nível da MTB.

O mesmo vale para pessoas que são de uma categoria mais leve e decidem enfrentar a mais difícil sem o devido preparo.

  1. Não acreditar na própria capacidade

E por fim, não acreditar na própria capacidade. Dê o seu melhor! Ainda que seja uma competição, você também treinou e se esforçou.

Não permita se abalar por não ter a melhor bicicleta ou amarelar diante de subidas grandes, por exemplo.

Prepare seu psicológico para focar no que precisa fazer e aproveite as vezes em que não venceu como motivo para treinar mais.

Você só será um derrotado se acreditar que é.

whatsapp-icon