Mountain Bike: Qual a diferença entre XCO e XCM ?
As modalidades XCO e XCM do Mountain Bike chamam a atenção dos apaixonados por ciclismo.
Para encarar uma delas, você precisa se preparar para enfrentar obstáculos apresentados pelos trechos dos percursos.
Apesar de serem modalidades diferentes em muitos aspectos, ainda é possível fazer confusão com a definição de XCO e XCM.
Se você sempre quis saber mais a respeito, acompanhe:
Trip trail ou maratona (XCM)
Na categoria XCM, os terrenos são uma mescla de terra, trilhas e asfalto. Isso torna o desafio ainda mais emocionante, já que você vai encontrar trechos diversos durante as pedaladas.
É importante saber que as maratonas do Mountain Bike XCM variam entre 20 e 40 quilômetros.
Para participar do XCM, é preciso ter boa resistência física e compreensão de que serão longos percursos em pedaladas em ritmo intenso.
É válido se informar sobre essa modalidade, pois o ciclista deve estar equipado para aguentar a maratona. Bolsas de hidratação, câmara de ar e água são alguns dos itens indispensáveis.
Cross Country Olímpico (XCO)
O XCO é uma modalidade mais radical e varia entre 6 e 20 quilômetros em forma de circuitos.
A dificuldade técnica é maior do que o XCM e as maratonas costumam ser disputadas em grupos.
O terreno do XCO é acidentado e os trechos possuem muitos declives.
Diferente da outa modalidade, exige mais potência muscular do que resistência física para superar as dificuldades do trajeto.
NO XCO, o ciclista encontra áreas de apoio com água e outros itens importantes para suportar o percurso. Não é necessário pedalar equipado.
Diferenças entre as duas modalidades
Não é preciso pedalar equipado com suprimentos no XCO, ao contrário do XCM. Mas o que realmente diferencia as duas modalidades é a técnica exigida do ciclista.
Já, no XCM, o ciclista encara a longa distância como a maior dificuldade. Por ter que percorrê-la de uma única vez, não possui tempo suficiente para avaliar as condições do terreno.
Por outro lado, o XCO é percorrido em circuitos. O ciclista fará várias voltas no mesmo percurso. Isso contribui para uma melhora no seu desempenho.
Outro ponto a ser observado é que como o XCM possui uma prova mais demorada, exige mais rendimento do ciclista e também mais cuidado, já que ele terá que carregar os próprios suprimentos de suporte.
Apesar das diferenças entre o XCO e o XCM, os ciclistas precisam de técnicas para encarar uma dessas modalidades. É claro que a garantia de sucesso está no comprometimento e nos treinos constantes.
Deseja se aprofundar mais neste assunto? Em nosso canal no Youtube, nosso diretor Jorginho Fernandez, em seu programa “Um atleta bem amador”, entrevistou o rider Maurício Leopoldino e, entre vários outros assuntos interessantes, explicaram sobre as diversas modalidades de MTB. Não perde! Acessa XCO X XCM – Um atleta bem amador