Qual é a relação do café antes do Treino? Sabemos que o café é um excelente recurso ergogênico (melhora o rendimento esportivo). Mas como devemos consumir?
Café 30 minutos antes do Treino
Primeiramente, a utilização do café ou da cafeína 30 minutos antes do treino, resulta na melhora no desempenho, redução da fadiga e aumenta o estado de alerta. Da mesma forma, também pode ser utilizada no pós-treino com o objetivo de recuperação muscular. Com isso, ela terá um efeito analgésico atuando assim na dor muscular.
Dose recomendada: 3 a 6mg de cafeína por kg de peso corporal. Exemplo, uma pessoa com 70kg a dose vai variar de 210mg a 420mg/dia.
Contudo, o consumo de alta dosagem pode aumentar o risco de desidratação, devido sua ação diurética, como também, pode provocar ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração, desconforto gastrointestinal, insônia e irritabilidade. Por isso, doses elevadas devem ser usadas com cuidado, pois nem todos toleram cafeína. Sempre testar nos treinos.
Evitar consumir após às 17:00 horas.
Além disso, não necessariamente você precisa ser um atleta para usufruir dos benefícios do consumo de café, pois ele contém vários benefícios:
Os benefícios do café para a sua saúde:
- Acelera o metabolismo e queima calorias
- Fortalece a memória
- Garante mais atenção ao volante
- Fortalece o coração
- Diminui o diabetes
- Alivia os sintomas do mal de Parkinson
- Protege contra o Alzheimer
De acordo com pesquisas, foi descoberto, que o café conta com potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos minerais em pequenas quantidades além da cafeína. Bem como possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Segundo o site da ABIC, o principal segredo é que o café possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos (que também ajuda na perda de peso).
Por: Fernanda Garcia – Nutricionista esportiva e Ed. Física – 4x Ironman. Finisher IM Kona.
Siga a Fê no Instagram! @garciananda
Referências
Florez J. Farmacologia humana. 2ª ed. Masson-Salvat, 1994.
Clark N. Mitos y realidades de la cafeína. Medicina y Ciencia de la Actividad Fisica 1995;1:7-9.
Burke, Louise M. Caffeine and sports performance. Appl. Physiol. Nutr. Metab., 33:1319-1334 (2008)