CICLISMO – EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

CICLISMO – EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

A pandemia chegou e com isso foram fechadas as academias, os clubes e os grupos não puderam mais se encontar. Então, uma boa parte da população, impulsionada pela busca de "imunidade" no corpo, resolveu pedalar. Ao ponto de chegarem a faltar bicicletas e acessórios no mercado. Ótimo! A galera da bike vai aumentar! Sim! Ótimo; em partes, pois uma grande parcela dessa galera que se aventurou no brinquedinho de duas rodas, não tem muita intimidade com a magrela, e nem com os riscos ocasionados por essa prática; muito menos entender sobre os equipamentos de segurança e sobre as leis, sim leis, bicicleta é um veículo e consta do CTB.

Os ciclistas mais experientes já conhecem os equipamentos adicionais que se adaptam ao seu estilo de pedal e necessidades do dia a dia. Para quem está começando, por outro lado, saber exatamente o que comprar pode ser uma tarefa complicada. 

Segurança sempre: equipamentos de proteção

Os primeiros equipamentos da lista não poderiam ser outros. A segurança sobre a bike é tão importante quanto em qualquer outro veículo, seja qual for seu estilo de pedalada. 

É importante lembrar que, ao pedalar, nosso corpo se expõe diretamente a quaisquer impactos, e que inclusive podem ocorrer em velocidades elevadas e envolver outras pessoas. Por essas razões, proteção nunca é demais! Confira os itens que você vai precisar para começar protegido:

Capacete

O mais essencial dos equipamentos. As lesões na cabeça são muito comuns no ciclismo e são aquelas que mais oferecem risco à vida – e com um assunto desses, não dá pra brincar!

Escolha um capacete confiável, profissional, que tenha um bom sistema de afivelamento e fique seguro na cabeça, com o tamanho correto. 

Capacete de ciclismo giro cinza

Óculos de ciclismo

Além de proteger os olhos dos raios solares, que são muito prejudiciais à visão, os óculos de ciclismo impedem que poeiras, insetos ou outros elementos se choquem contra os olhos e impeçam a visão adequada do trajeto, prevenindo acidentes importantes. 

Óculos de ciclismo preto com vermelho

Luvas

As luvas permitem maior conforto durante a pedalada e previnem aqueles ralados bem chatos na palma das mãos, causados quando as usamos para aparar quedas, por exemplo. 

Retrovisores

Este não é um equipamento muito popular entre os ciclistas, pois ele deixa a bike mais "feia", e os mais experientes tem o hábito de olhar muito para trás. Mas, os retrovisores são importantíssimos, principalmente para quem deseja pedalar no trânsito. Com eles, você pode antecipar os eventos com maior facilidade e permanecer mais atento às sinalizações de outros veículos.  

Retrovisor de Bicicleta

Farol e luz de sinalização

Vai pedalar durante a noite? Você precisa de um farol, que lhe permitirá enxergar a via com clareza, além de uma luz de sinalização, para que sua bicicleta seja vista com segurança por veículos maiores. Ver e ser visto é importantíssimo para sua segurança. Na verdade, uma grande parte utiliza estes equipamentos mesmo durante o dia, isso facilita muito ser visualizado pelos veículos maiores. 

Roupa ou colete refletor

Outro elemento essencial para quem quer usar a bike na cidade ou até mesmo em estradas durante o período noturno, é o colete refletivo, mas também não é muito a cara de quem já pedala faz tempo, até porque ele é bem incômodo. Todavia, essa peça simples pode te ajudar a ser notado e evitar acidentes graves! A opção de muitos ciclistas é usar roupas de ciclismo chamativas, coloridas, quu chamem a atenção dos demais.

Saia preparado: ferramentas e insumos

Estar sempre prevenido é essencial, especialmente nos pedais mais longos, em que o ciclista fica distante de qualquer assistência. Possuir alguns equipamentos, ferramentas e insumos “só para garantir” também oferece maior confiança, um fator muito necessário para quem dá os primeiros passos no ciclismo. 

Garrafa de água, a famosa caramanhola 

Seu pedal não precisa ser longo para que você necessite de hidratação frequente. Garanta uma boa garrafinha de água com suporte preso à bike, elemento que facilita a utilização e permite que você se mantenha hidratado em todo o percurso.  

Mochila com alimentação e água

É sempre uma boa ideia levar uma mochila leve com alimentos energéticos e repositores, e uma quantidade extra de água. As mochilas de hidratação podem ser a opção mais prática, pois possuem compartimentos de fácil refil e mangueira para se hidratar sem precisar parar o pedal. 

Mochila de Hidratação Oggi

Kit de ferramentas portátil

Nunca se sabe quando algum parafuso vai se soltar ou quando um pneu pode furar. Seu kit deve ser leve e super compacto, contando com uma câmara de ar extra, bomba de ar, chave allen, chave de corrente e espátula. Esses materiais podem ser carregados na bolsinha de selim; e claro o famoso canivete de 1000 utilidades. 

Kit de Ferramenta Portátil para bicicleta

Fonte: www.blog.diasbike.com.br publicado em 05/06/2020

whatsapp-icon