COMPETIÇÕES HÍBRIDAS JÁ SÃO UMA REALIDADE
As informações no mundo digital avançam em um ritmo que chega a lembrar um tanto quanto a velocidade da luz.
“O que falar sobre eventos híbridos? Porque não realizar uma prova de Grand Fondo de Ciclismo simultaneamente presencial e com o mesmo percurso virtualizado para atletas que não puderem se deslocar? Claro com premiações em “categorias” diferentes, mas é possível sim que o data da competição, horário de largada e percurso sejam os mesmos. ”
Certamente, a realidade dos eventos de ciclismo virtual está aí. Eventualmente com data de início que aconteceu no dia 06 de junho de 2021; a plataforma ROUVY em conjunto com o TOUR DE SUISSE, realiza de forma virtual TODAS as etapas do tour nos mesmos dias e percursos que elas acontecem para os atletas profissionais no formato real.
Qual o benefício deste formato?
Muitos e com alcance global para atletas (especialmente amadores) e marcas envolvidas quando falamos em transmissão via streaming; você poder competir em um percurso no qual atletas profissionais competem inclusive no mesmo horário, sem atrapalhar a logística da competição real? Sim, o futuro chegou.
Ainda que um grande, e polêmico tema, também pode ser derrubado quando vimos o Campeão Olímpico Fabian Cancellara participando do evento virtual como embaixador na plataforma ROUVY e ao mesmo tempo sendo o garoto propaganda da Olympic Virtual Series que utiliza a plataforma ZWIFT para os eventos de ciclismo.
Ao mesmo tempo, um verdadeiro atleta não se importa com o tipo de plataforma utilizada, pois as plataformas são como os locais/percursos de competição; os campeonatos/ligas possuem seus formatos e regulamentos específicos, oferecendo assim mais opções competitivas.
De agora em diante esta será nossa realidade, eventos reais e virtuais sendo realizados de forma simultânea em diferente plataformas e campeonatos. Tanto é assim que já existe um Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual, com várias etapas pelo Brasil, com circuitos reais, e com atletas reais de todos os níveis e categorias
Quer saber mais?
Acesse Ciclismo Virtual Brasileiro